O caminho para a virada: uma interpretação da conferência “Sobre a essência da verdade”, de Martin Heidegger

Autores

  • Laurenio Leite Sombra Professor adjunto de filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Resumo

A conferência “Sobre a essência da verdade”, de Martin Heidegger, foi pronunciadavárias vezes entre 1930 e 1932, editada em 1943 e seguiu sendo modificada pelo autor até osanos 1960. Em diversos aspectos, ela parece ter um papel peculiar, como uma espécie de“dobradiça” entre o Heidegger de Ser e tempo e o após a “virada” [Kehre] de seu pensamento,processo que se iniciou justamente a partir dos anos 1930. Com tal papel intermediário, essaconferência parte de concepções ainda abordadas a partir da perspectiva de Ser e tempo, como aquestão da verdade, mas insere temáticas fundamentais, mais caras à obra posterior do pensadoralemão, como a perspectiva do velamento do ser, o conceito de errância e a própria perspectiva,apenas iniciada nessa conferência, de uma transformação do próprio conceito de essência[Wesen].

Referências

Heidegger, M. (1960). Sein und Zeit. Frankfurt: Vittorio Klostermann.

Heidegger, M. (1976). Wegmarken. Frankfurt: Vittorio Klostermann.

Heidegger, M. (1987). Carta sobre o humanismo (5a ed.). Lisboa: Guimarães Editores.

Heidegger, M. (1996a). Sobre a essência da verdade. In M. Heidegger, Heidegger: conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Nova Cultural.

Heidegger, M. (1996b). Sobre a essência do fundamento. In M. Heidegger, Heidegger: conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Nova Cultural.

Heidegger, M. (1996c). Que é metafísica?. In M. Heidegger, Heidegger: conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Nova Cultural.

Heidegger, M. (1996d). A constituição onto-teológica da metafísica. In M. Heidegger, Heidegger: conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Nova Cultural.

Heidegger, M. (2000). Los problemas fundamentales de la fenomenologia. Madrid: Editorial Trotta.

Heidegger, M. (2002). Caminhos de floresta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Heidegger, M. (2009). Ser e tempo (4a ed.). Petrópolis: Vozes.

Lyra, E. (2006). Heidegger, história e alteridade: Sobre a essência da verdade como ponto de partida. Natureza humana, 8(2), 337-356. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/nh/v8n2/v8n2a04.pdf

Richardson, W. (2003). Heidegger: through phenomenology to thought. Nova York: Fordham University Press.

Sombra, L. L. (2015). Temporalidade, acontecimento-apropriador, quadratura: o nexo ontológico entre tempo e espaço em Martin Heidegger. Tese de doutorado,

Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Downloads

Publicado

2016-06-07

Como Citar

Sombra, L. L. (2016). O caminho para a virada: uma interpretação da conferência “Sobre a essência da verdade”, de Martin Heidegger. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 18(1). Recuperado de https://revistas.dwwe.com.br/index.php/NH/article/view/220

Edição

Seção

Artigos