Entre a maldade e a bondade: um estudo sobre a moralidade a partir de “Os miseráveis”

Autores

  • Lina Schlachter Universidade Federal do Ceará

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o conceito de moralidade em Winnicott a partir dos personagens Jean Valjean e Javert do livro “Os miseráveis”, de Victor Hugo. Jean Valjean, diante do desemprego e da fome de sua família, roubou um pão e foi preso por dezenove anos, pena agravada por quatro tentativas de fuga. Javert, um policial absoluto e intolerante que acompanhava Jean Valjean no presídio, encontrou o detento nas ruas e deu início a uma história de ataques, fugas, culpas, gestos de reparação e perdões. Sugere-se que o personagem Jean Valjean apresenta uma moralidade verdadeira, em que há uma preocupação com o outro, e Javert uma moralidade falsa, em que há uma cisão entre certo e errado. No mais, discute-se os efeitos dos dois tipos de moralidade na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Lina Schlachter, Universidade Federal do Ceará

Psicoterapeuta Psicanalítica. Doutora em Psicologia Clínica pela University of Tennessee, EUA, mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e orientadora do Grupo de Estudos Viver Criativo.  Endereço:  Av. Dom Luis, 1200, sala 1404, Meireles, CEP 60160-230, Fortaleza-CE.

Referências

Freud, S. (1996). Totem e tabu. In: Freud, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. v.13. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1913)

Hugo, V.. (2014). Os miseráveis: texto integral. São Paulo: Editora Martin Claret. (Trabalho original publicado em 1862)

Winnicott, C. (1989) DWW: a reflection. In Winnicott, D., Psycho-analytic explorations. Cambridge: Harvard University Press, 1989.

Winnicott, D. (1954-5) A posição depressiva no desenvolvimento emocional normal. In Winnicott, D., Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

______. (1963a) Moral e educação. In Winnicott, D., O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 2008.

______. (1963b) O desenvolvimento da capacidade de se preocupar. In Winnicott, D., O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 2008.

______. (1963) O valor da depressão. In Winnicott, D., Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

______. (1966) A ausência de um sentimento de culpa. In Winnicott, D., Privação e delinquência. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

______. (1990). Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Schlachter, L. (2018). Entre a maldade e a bondade: um estudo sobre a moralidade a partir de “Os miseráveis”. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 20(2). Recuperado de https://revistas.dwwe.com.br/index.php/NH/article/view/341