Sartre e a psicanálise existencial: apontamentos sobre o caso Jean G

Thana Mara de Souza

Resumo


Este artigo pretende compreender a noção de psicanálise existencial, tal como proposta por Jean-Paul Sartre em O ser e o nada, em sua relação com as estruturas ontológicas do Para-si e também com a biografia sobre o escritor Jean Genet, escrita por Sartre. Veremos que se trata de realizar, por meio de um método elaborado na psicanálise existencial, aquilo que a ontologia descreve, mas é, por si própria, incapaz de realizar: a compreensão de uma pessoa (Genet, no caso do artigo) em sua relação específica com os outros e com as facticidades do mundo.

Texto completo:

PDF

Referências


BELO, R. O paradoxo da liberdade: psicanálise e história na reflexão filosófica de Jean-Paul Sartre. Dissertação de Mestrado em Filosofia defendida na USP em 2006.

GONÇALVES, C. História e Desilusão na psicanálise de J.P. Sartre. São Paulo: Nova Alexandria, 1996.

PAMS, M. Sartre et le Saint Genet: de l’ontologie de la mauvaise foi à la politique de la révolte In Revue Études sartriennes. Bruxelas: Ousia, vol. 19, 2015.

SARTRE. A imaginação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967. ______. L’Idiot de la famille, 1. Paris: Gallimard, 1983.

______. O Imaginário. São Paulo: Ática, 1996.

______. Questões de Método. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 a.

______. Saint Genet. Petrópolis: Vozes, 2002 b.

______. Que é a literatura?. São Paulo: Ática, 2004.

______. Uma ideia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade In Situações I. São Paulo: Cosac&Naify, 2005.

______. Esboço para uma teoria das emoções. Porto Alegre: L&PM, 2006a. ______. L’être et le néant. Paris: Gallimard, 2006b. SASS, S. Os primórdios da psicanálise existencial de Sartre In NORBERTO, M; CASTRO, F. Sartre Hoje. Porto Alegre: Fi, 2017. Vol. 2.

SCHNEIDER, D. Sartre e a psicologia clínica. Florianópolis: UFSC, 2011.

SOUZA, T. Tensão na Ontologia Fenomenológica de Sartre - ou o equilíbrio instável entre o primado da existência do mundo e o primado do sentido da consciência. Ética e Filosofia Política. Juiz de Fora: UFJF, v. 1, p. 150-167, 2017.

SOUZA, T. O estatuto do sonho em O imaginário de Sartre. Revista Dissertatio de Filosofia. Pelotas: UFPel, v. 42, p. 129-154, 2015


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ISSN 2175-2834