Sartre e a psicanálise existencial: apontamentos sobre o caso Jean G

Autores

  • Thana Mara de Souza Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo pretende compreender a noção de psicanálise existencial, tal como proposta por Jean-Paul Sartre em O ser e o nada, em sua relação com as estruturas ontológicas do Para-si e também com a biografia sobre o escritor Jean Genet, escrita por Sartre. Veremos que se trata de realizar, por meio de um método elaborado na psicanálise existencial, aquilo que a ontologia descreve, mas é, por si própria, incapaz de realizar: a compreensão de uma pessoa (Genet, no caso do artigo) em sua relação específica com os outros e com as facticidades do mundo.

Biografia do Autor

Thana Mara de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) desde março de 2010. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestrado, doutorado e pós-doutorado em filosofia contemporânea pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Coordenadora do GT de Filosofia Francesa Contermporânea entre 2012 e 2014.. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sartre, Beauvoir, fenomenologia, filosofia e psicanálise, e filosofia e gênero. 

Referências

BELO, R. O paradoxo da liberdade: psicanálise e história na reflexão filosófica de Jean-Paul Sartre. Dissertação de Mestrado em Filosofia defendida na USP em 2006.

GONÇALVES, C. História e Desilusão na psicanálise de J.P. Sartre. São Paulo: Nova Alexandria, 1996.

PAMS, M. Sartre et le Saint Genet: de l’ontologie de la mauvaise foi à la politique de la révolte In Revue Études sartriennes. Bruxelas: Ousia, vol. 19, 2015.

SARTRE. A imaginação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967. ______. L’Idiot de la famille, 1. Paris: Gallimard, 1983.

______. O Imaginário. São Paulo: Ática, 1996.

______. Questões de Método. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 a.

______. Saint Genet. Petrópolis: Vozes, 2002 b.

______. Que é a literatura?. São Paulo: Ática, 2004.

______. Uma ideia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade In Situações I. São Paulo: Cosac&Naify, 2005.

______. Esboço para uma teoria das emoções. Porto Alegre: L&PM, 2006a. ______. L’être et le néant. Paris: Gallimard, 2006b. SASS, S. Os primórdios da psicanálise existencial de Sartre In NORBERTO, M; CASTRO, F. Sartre Hoje. Porto Alegre: Fi, 2017. Vol. 2.

SCHNEIDER, D. Sartre e a psicologia clínica. Florianópolis: UFSC, 2011.

SOUZA, T. Tensão na Ontologia Fenomenológica de Sartre - ou o equilíbrio instável entre o primado da existência do mundo e o primado do sentido da consciência. Ética e Filosofia Política. Juiz de Fora: UFJF, v. 1, p. 150-167, 2017.

SOUZA, T. O estatuto do sonho em O imaginário de Sartre. Revista Dissertatio de Filosofia. Pelotas: UFPel, v. 42, p. 129-154, 2015

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Souza, T. M. de. (2018). Sartre e a psicanálise existencial: apontamentos sobre o caso Jean G. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 20(2). Recuperado de https://revistas.dwwe.com.br/index.php/NH/article/view/342