Notas para uma sistematização histórica da recepção filosófica da psicanálise no Brasil

Autores

  • Weiny César Freitas Pinto UFMS

Resumo

O artigo apresenta reflexões acerca da possibilidade de uma sistematização histórica da recepção filosófica da psicanálise, identifica e discute com a literatura específica sobre o tema, registra iniciativas institucionais importantes concernentes ao campo de pesquisa em filosofia da psicanálise no Brasil e argumenta a favor da ideia de que a recepção filosófica brasileira da psicanálise deve se interrogar a respeito de sua relevância histórica.

Biografia do Autor

Weiny César Freitas Pinto, UFMS

Professor do curso de Filosofia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Possui graduação, especialização, mestrado e doutorado em Filosofia. Atua em História da Filosofia moderna e contemporânea, especialmente tradição francesa, com ênfase no tema subjetividade; e, em Epistemologia das ciências humanas, especialmente, epistemologia da psicanálise. No momento, desenvolve pesquisa em duas frentes de investigação: 1) História da Filosofia da Psicanálise, sobre a gênese conceitual do pensamento psicanalítico e sobre a recepção filosófica da psicanálise pelas tradições francesa, alemã, anglo-saxã e brasileira; 2) Estudos de Filosofia Ricoeuriana, análise sobre a obra filosófica de Paul Ricoeur (1913-2005). Coordena o Grupo de Pesquisa Subjetividade, Filosofia e Psicanálise (UFMS) e compõe o GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia), o Grupo de Pesquisa em Filosofia e Psicanálise da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e o LABBEFIR (Laboratório Brasileiro de Estudos de Filosofia Ricoeuriana). Em 2014/2015 realizou estágio de doutorado em Paris-França, na EHESS - École des Hautes Études en Siences Sociales, e foi pesquisador associado ao Fonds Ricoeur, centro internacional de pesquisa do pensamento ricoeuriano.

Referências

Aires, S., Ribeiro, C. (Orgs.). (2008). Ensaios de filosofia e psicanálise. Campinas: mercado de letras.

AdVerbum – Revista de filosofia da psicanálise, da psiquiatria e da psicologia (20062012).

Discurso – Revista do departamento de filosofia da Usp. (2007, n. 36).

Fulgêncio, L., Simanke, R. T. (Orgs.). (2005). Freud na filosofia brasileira. São Paulo: Escuta.

Gabbi jr., O. F. (Org.). (1999). Fundamentos da psicanálise: pensamento, linguagem, realidade e angústia. Campinas: CLE.

Iannini, G. et al. (Orgs.). (2004). O tempo, o objeto e o avesso: ensaios de filosofia e psicanálise. belo horizonte: Autêntica.

Japiassu, H. psicanálise: ciência ou contraciência. (1989). Rio de Janeiro: Imago.

Knobloch, F. (Org.). (1991). O inconsciente: várias leituras. São Paulo: Escuta.

Machado, J. A. T. filosofia e psicanálise: um diálogo. (1999). Porto Alegre: Edipucrs.

Moura, A. H. de. (Org.). (1995). As pulsões. São Paulo: Educ. Murta, C. (Org.). (2009). Ensaios em filosofia e psicanálise. Vitória: Edufes.

Oliveira, C. (Org.). (2011). Filosofia, psicanálise e sociedade. Rio de Janeiro: Azougue.

Philósophos – Revista de filosofia do programa de pós-graduação em filosofia da UFG. (2008, v. 13, n. 2).

Prado Jr., B. (org.). (1982). Filosofia e comportamento. São Paulo: Brasiliense.

Revista de filosofia Aurora. (2011, v. 23, n. 33, / 2014, v. 26, n. 38).

Safatle, V. (Org.). (2003). Um limite tenso: Lacan entre a filosofia e a psicanálise. São Paulo: Unesp.

Safatle, V., Manzi, R. (OrgS.). (2008). A filosofia após Freud. São Paulo: Humanitas.

Silva, E. M. de P. E., Dias, L. M., Vidigal, L. H. (1986). Qùólóquio epistemologia e psicanálise. Rio de Janeiro: Livraria Taurus Editora.

Simanke, R. T., et al. (Orgs.). (2010). Filosofia da psicanálise: autores, diálogos, problemas. São Carlos: Edufscar.

Teixeira, A., Massara, G. (Orgs.). (2000). Dez encontros psicanálise e filosofia: o futuro de um mal-estar. Belo Horizonte: Ópera Prima.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Freitas Pinto, W. C. (2018). Notas para uma sistematização histórica da recepção filosófica da psicanálise no Brasil. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 20(2). Recuperado de https://revistas.dwwe.com.br/index.php/NH/article/view/343

Edição

Seção

Notas e Comentários