Edições anteriores

  • Filosofia, Psicanálise e Pandemia: Contemporaneidade, Sofrimento e Morte.
    v. 22 n. 2 (2020)

    A presente edição no formato de dossiê e intitulada "Filosofia, Psicanálise e Pandemia: Contemporaneidade, Sofrimento e Morte" é o resultado das pesquisas apresentadas no Colóquio realizado nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2020. No seu conjunto trata-se de relevante contribuição que analisa à luz da filosofia e da psicanálise as questões relacionadas ao sofrimento e  a morte,  no contexto da pandemia do Coronavírus (COVID-19).  
  • Dossiê Transhumanismo e Inteligência Artificial
    v. 22 n. 1 (2020)

    No dossiê do presente número da Revista Natureza Humana, o leitor encontrará discussões a respeito de temas filosóficos prementes sobre o transumanismo e inteligência artificial. As investigações dos autores dos artigos promovem questionamentos não apenas quanto ao futuro da humanidade a partir das pretensões transumanistas, mas também a respeito dos impactos atuais da biotecnociência e da Inteligência Artificial.
  • Dossiê Sade
    v. 21 n. 3 (2019)

  • Dossiê Heidegger
    v. 21 n. 1 (2019)

    O dossiê Heidegger, publicado na presente edição da revista Natureza Humana, surgiu dos debates ocorridos durante o XXII Colóquio Heidegger, na Unifesp, cujo tema versa sobre a radicalização operada por Heidegger do conceito fenomenológico de intencionalidade.  
  • Dossiê Winnicott
    v. 20 n. 2 (2018)

    Apresentação O  XXII Colóquio Winnicott Internacional de São Paulo, promovido pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW), ocorreu nos dias 05 e 06 de maio de 2017. Como parte dos estudos e discussões empreendidos no Brasil e no mundo acerca do desenvolvimento da psicanálise winnicottiana, esse evento trouxe como tema a transferência e a contratransferência, conceitos clássicos da psicanálise, explorados por Winnicott de forma original, especialmente no tocante ao papel do analista que esta edição apresenta.Conceição Serralha
  • v. 19 n. 1 (2017)

    Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise