O conceito de saúde nos estágios primitivos da teoria do processo de amadurecimento de Winnicott: a dependência absoluta

Autores

  • Fernanda Cristina Dias

DOI:

https://doi.org/10.59539/1679-432X-v10n2-173

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre o conceito de saúde na teoria do amadurecimento de Winnicott, com foco nos estágios primitivos do amadurecimento. Dessa forma, foram tomados como base os eventos intrauterinos; a experiência do nascimento, que denota o que Winnicott chamou de “o primeiro despertar”; e os eventos que compreendem o estágio da primeira mamada teórica, posterior ao nascimento. Juntos, esses eventos formam o que se denominou de estágio da dependência absoluta. Pretende-se, com este artigo, identificar as conquistas relativas a esse estágio no que se refere à saúde, bem como às condições necessárias para que elas ocorram e propiciem a continuidade do ser em direção aos estágios posteriores de dependência relativa, rumo à independência e à independência relativa.

Referências

Dias, E. O. (2012). A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott (2a ed.). São Paulo: DWW Editorial.

Winnicott, D. W. (1983). Da dependência à independência no desenvolvimento do indivíduo. In D. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas (Trabalho original publicado em 1965b).

Winnicott, D. W. (1990). Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1988).

Winnicott, D. W. (1996). O conceito de indivíduo saudável. In D. Winnicott, Tudo começa em casa (2a. ed). São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1986b).

Winnicott, D. W. (2011a). O primeiro ano de vida. Concepções modernas do desenvolvimento emocional. In D. Winnicott, A família e o desenvolvimento individual (4. ed.). São Paulo: Martins Fontes (Trabalho original publicado em 1965a).

Winnicott, D. W. (2011b). O relacionamento inicial entre sua mãe e seu bebê. In D. Winnicott, A família e o desenvolvimento individual (4. ed.). São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1965a).

Winnicott, D. W. (2014). Amamentação. In D. Winnicott, A criança e seu mundo (6. ed.). Rio de Janeiro: LTC. (Trabalho original publicado em 1964a).

Downloads

Publicado

2016-12-23 — Atualizado em 2023-05-17

Versões

Edição

Seção

Artigos