Entre a rejeição e a autorização do feminino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial1-1131

Palavras-chave:

feminino; des-autorização/rejeição do feminino; autorização do analista; fim da análise.

Resumo

O feminino não é herança de nenhum gênero. Nem a rejeição do feminino. Freud diz que uma razão poderosa que impede a conclusão da análise freudiana, tanto para homens como para mulheres, embora de maneiras diferentes, é persistir na neurose ao persistir no rechazo do feminino, persistir na des- autorização /rejeição do feminino. Uma análise levada às últimas consequências significa ir além do rechaço do feminino, dando origem à autorização do ser falante e a um vínculo não segregativo.

Biografia do Autor

Jacquie Lejbowicz, Universidad de Buenos Aires (UBA)

Psicanalista, residente em Buenos Aires, Argentina. Psicóloga (UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES). Mestre em Clínica Psicanalítica (UNSAM- Instituto de Estudos Sociais Superiores).  Autora do livro “A rejeição do feminino. Do horror à coragem”, Grama Ediciones. Ensina em  Psicopatologia 1, Cátedra Naparstek, Faculdade de Psicologia. U.B.A. Pesquisador categorizado no projeto UBACyT, Cátedra Clínica com Dependência de Drogas e Alcoolismo, Faculdade de Psicologia, U.B.A.  Ensina em Pós-Graduação Especialização em Clínica Psicanálise com Adultos (UNLP). Membro da Escola de Orientação Lacaniana (EOL) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). Membro do Comitê Científico do Congresso Internacional de Pesquisa e Prática Profissional em Psicologia, Jornadas de Pesquisa e Encontro de Pesquisadores em Psicologia do MERCOSUL.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

Lejbowicz, J. (2025). Entre a rejeição e a autorização do feminino . Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 27(especial1), 360–366. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial1-1131

Edição

Seção

Dossiê II Congresso Internacional Psicanálise e Filosofia: Psicanálise e os Labirintos da Alma