A função do falso self na produção de uma diva: o caso Maria Callas
Resumo
O presente artigo procura explorar algumas afirmaçães de Winnicott, relativas à função que pode ter o falso self em processos de criação artística na área das artes cênicas (teatro, ópera, etc.), usando, para tanto, dados biográficos da cantora Maria Callas. Desenvolve a hipótese de que, quando existe alguma forma de comunicação entre o falso self e a criatividade primária do self verdadeiro - ainda que num domínio restrito -, é possível haver criação artística, mesmo em casos em que o restante da personalidade permaneça dissociada e perdida, incapaz de existência própria. Palavras-chave: Falso self; Self verdadeiro; Criatividade primária; Dissociação; Ópera; Maria Callas.Downloads
Publicado
2024-10-02
Como Citar
Naffah Neto, A. (2024). A função do falso self na produção de uma diva: o caso Maria Callas. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 9(1), 9–28. Recuperado de http://revistas.dwwe.com.br:80/index.php/NH/article/view/905
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Seção
Artigos