O trauma para além do trauma na perspectiva de Henry Krystal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial1-1111

Palabras clave:

psicanálise; Henry Krystal; Freud; trauma catastrófico; holocausto.

Resumen

Após o término da segunda guerra mundial, a atenção da psicanálise se concentrou, sobretudo, na exploração da “mente nazi”, ou seja, dos traços psicológicos dos criminosos de guerra e dos seus colaboradores. Apenas na década de 1960, a atenção de alguns psicanalistas se deslocou dos agressores para as vítimas da perseguição nazista. A tentativa de compreender os traumas vividos e suas sequelas, no entanto, revelou a insuficiência das concepções psicanalíticas de trauma e colocou a necessidade de repensá-las.  Um dos psicanalistas que se voltou para esse fenômenos foi  Henry Krystal. Esse autor repensou o conceito psicanalítico de trauma e propôs o conceito de “trauma catastrófico” para caracterizar o que considerou ser o fenômeno completo do trauma. O objetivo desse artigo é analisar a concepção de trauma de Krystal e discutir de que maneira ela aprofunda a compreensão freudiana do fenômeno traumático.

Biografía del autor/a

Fátima Caropreso, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora do Curso de Psicologia e do PPG em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Visiting fellow no Departamento de Estudos Psicossociais e Psicanalíticos da Universidade de Essex (UK).

Publicado

2025-09-18

Cómo citar

Caropreso, F. (2025). O trauma para além do trauma na perspectiva de Henry Krystal. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 27(especial1), 48–62. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial1-1111

Número

Sección

Dossiê II Congresso Internacional Psicanálise e Filosofia: Psicanálise e os Labirintos da Alma

Artículos más leídos del mismo autor/a