O Inconsciente poiético, início da psicanálise

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial1-1116

Palabras clave:

inconsciente; Freud; inibição; sublimação; transcendência.

Resumen

Este trabalho consiste em uma introdução ao Inconsciente poiético. Considerando as diversas manifestações do Inconsciente, o trabalho investiga as manifestações as mais originárias, em rigor, poiéticas, criativas ou produtivas do Inconsciente mesmo. De início, o trabalho apresenta algumas interlocuções com autores como Lou-Andreas Salomé, Victor Tausk, Lionel Naccache e Michel Tournier entre outros. Ato contínuo, o trabalho discute alguns problemas relativos aos elementos constitutivos do processo de formação do Inconsciente poiético em geral e seus mecanismos de funcionamento em especial. A guisa de conclusão, o trabalho considera o modo de ser de tais mecanismos, respectivamente, segundo a constatação de uma existência malograda ou conforme a afirmação de uma existência bem lograda.

Biografía del autor/a

Manuel Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)

Pós-Doutor em Ética e Filosofia Política pela PUCPR, Doutor em Filosofia pela Unicamp e professor do Departamento de Filosofia da Unicentro/PR. Psicanalista, membro fundador e Coordenador Geral da SBDp-ID, Sociedade Brasileira de Daseinspsicanálise – Instituto de Daseinspsicanálise.

Publicado

2025-09-18

Cómo citar

Silva, M. M. da. (2025). O Inconsciente poiético, início da psicanálise. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 27(especial1), 120–155. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial1-1116

Número

Sección

Dossiê II Congresso Internacional Psicanálise e Filosofia: Psicanálise e os Labirintos da Alma