Reflexões sobre as funções do pai na inserção da criança na realidade/Reflections on the father functions for the insertion of the child in shared reality based on Winnicott
O texto se propõe a uma reflexão sobre a função do pai hoje, a partir da teoria de Winnicott. A função paterna é importante antes de mais nada para lidar com o ambiente externo para a mãe, de modo que esta possa se dedicar a ser o ambiente do bebê. O pai pode participar dessa função-mãe, e eventualmente até mesmo assumi-la inteiramente, caso alguém faça a função-pai para ele. Além desse holding da mãe, a função-pai consiste em contribuir para a inserção da criança na cultura, reforçando o papel da mãe-objeto neste sentido; sendo, diferentemente da mãe, uma identificação externa à díade mãe-bebê; participando do ambiente que será afirmado a partir do concernimento; sobrevivendo à agressividade do filho; orientando o filho em meio à realidade partilhada; contribuindo para a aquisição e aceitação criativa da normatividade, e da formação de um falso-self poroso e não inibidor da espontaneidade do self.
Comunicamos que a Winnicott e-prints está em processo de reformulação e, por enquanto, não receberá novas submissões até a conclusão das modificações em seu projeto editorial. Neste interim, novas submissões com a temática relacionadas às pesquisas em Winnicott devem ser encaminhadas diretamente à NATUREZA HUMANA Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise.
Cordialmente,
Os editores