/ Contribuições da teoria do amadurecimento para o estudo das famílias homoparentais Contributions of the maturation theory to the study of homoparental families
Entre os movimentos reivindicatórios das pessoas homossexuais, está o do direito de ter filhos e de formar uma família da mesma forma que as pessoas heterossexuais. Discussões em diversas áreas têm evidenciado a legitimidade desse direito e abordado os conflitos gerados em razão dos diferentes caminhos que acabam sendo utilizados para a constituição da família. O presente trabalho, visando a contribuir para o tema, tem por objetivo pensar a família homoparental no tocante aos efeitos desta na constituição psíquica da criança que nasce e cresce dentro dela, a partir da teoria do amadurecimento humano e da teoria da sexualidade de D. W. Winnicott. Propõe refletir sobre o lugar e a elaboração dos papéis de cada membro do casal parental e o desempenho desses papéis em relação à satisfação das necessidades da criança. Para tanto, são considerados os textos do próprio Winnicott e de autores estudiosos de sua obra na atualidade. A discussão evidencia a importância do ambiente facilitador para a constituição de um eu amadurecido e de como a qualidade facilitadora desse ambiente depende do bom desempenho dos papéis parentais, desempenho que pode prescindir do gênero da pessoa que o desempenha, mas não de suas características de confiabilidade e capacidade de sustentação e manejo.
Comunicamos que a Winnicott e-prints está em processo de reformulação e, por enquanto, não receberá novas submissões até a conclusão das modificações em seu projeto editorial. Neste interim, novas submissões com a temática relacionadas às pesquisas em Winnicott devem ser encaminhadas diretamente à NATUREZA HUMANA Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise.
Cordialmente,
Os editores