Considerações sobre o desenvolvimento excessivo da inteligência na criança e o papel do pai na dependência relativa/Considerations on excessive intelligence development in children and the role of the father in relative dependence
Na linha do amadurecimento emocional humano, o desenvolvimento da mente faz parte do período da dependência relativa e possibilita que o bebê se diferencie da mãe. Em muitos casos, em que o apoio do pai à mãe foi muito frágil ou ausente, a criança desenvolve uma exacerbação da inteligência na tentativa de suprir uma sustentação ambiental que caberia aos adultos: comumente a sobrecarga da mãe pela falha paterna dificulta sua identificação com o filho e a sustentação das regressões típicas desse período, assim como em todo o crescimento. Este trabalho se refere ao estudo de crianças que desenvolvem um intelecto muito ativado no sentido de dar conta de uma desadaptação materna precoce no período da dependência relativa.
Comunicamos que a Winnicott e-prints está em processo de reformulação e, por enquanto, não receberá novas submissões até a conclusão das modificações em seu projeto editorial. Neste interim, novas submissões com a temática relacionadas às pesquisas em Winnicott devem ser encaminhadas diretamente à NATUREZA HUMANA Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise.
Cordialmente,
Os editores