Situação hermenêutica e pesquisa em psicologia

desdobramentos metodológicos

Autores

Resumo

O presente artigo explora a concepção de situação hermenêutica, tal como apresentada por Martin Heidegger (1889-1976) no Relatório Natorp, com vistas a apresentá-la como uma importante ferramenta metodológica para pesquisas em psicologia. Para tanto, em primeiro lugar, faz-se uma exploração bibliográfica do texto heideggeriano, expondo os três aspectos constituintes da situação hermenêutica, a saber, ponto de vista, perspectiva e horizonte. Posteriormente, explora-se bibliograficamente o amplo material que se produz em psicologia à luz da fenomenologia-hermenêutica com o propósito de, por um lado, construir um cenário geral a respeito da importância metodológica da situação hermenêutica e, por outro, como isso não implica na construção de verdades absolutas, mas no oferecimento de interpretações exploratórias e descritivas da experiência humana no mundo. Em terceiro lugar, apresenta-se possibilidades metodológicas a partir do uso da situação hermenêutica como ferramenta de pesquisa em psicologia; tais possibilidades se relacionam com um cuidado ético para que a visão de quem pesquisa não se sobreponha ao campo como se apresenta. Em conclusão, destaca-se como a situação hermenêutica oferece uma estrutura metodológica sólida e enriquece qualitativamente o repertório teórico-epistemológico das pesquisas em psicologia, ao mesmo tempo em que permite a quem investiga a adoção de uma postura crítica diante do que é investigado.

Biografia do Autor

Laiz Chohfi, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Filosofia pela Universidade de Évora (Portugal). Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP).  

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Chohfi, L., & Provinciatto, L. G. (2023). Situação hermenêutica e pesquisa em psicologia: desdobramentos metodológicos. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 25(1), 51–64. Recuperado de https://revistas.dwwe.com.br/index.php/NH/article/view/638