Winnicott e Jung
DOI:
https://doi.org/10.59539/1679-432X-v7n2-1223Palavras-chave:
Winnicott; Jung; psicanálise; psicologia analítica; esquizofrenia infantil.Resumo
De início, o presente trabalho reconstrói a recepção winnicottiana da psicologia analítica e da autobiografia de Jung, explicitando a maneira como Winnicott concebeu a oposição entre Jung a Freud, tanto em termos pessoais como teóricos. Prossegue mostrando que Winnicott afirma a complementaridade entre Freud e Jung, e propõe a tese de que a sua teoria do amadurecimento pode servir como quadro de referência para a unificação da psicanálise freudiana com a psicologia analítica. Na sequência, estuda os pressupostos dessa tese: execução de uma mudança revolucionária do paradigma freudiano, crítica da linguagem e do modo de teorização da psicologia analítica e reconstrução de elementos da psicologia analítica no paradigma winnicottiano. Por fim, o trabalho examina as possíveis consequências institucionais das propostas de Winnicott.Referências
Abram, Jan (2012). Donald Winnicott Today. London: Routledge.
Balint, M. (1952). Primary Love and Psycho-Analytic Technique. London: Hogarth Press.
Balint, M. (1992). The Basic Fault. Evanston, Illinois: Northwestern University Press.
Barreto, M. H. (2012). Pensar Jung. São Paulo: Edições Loyola.
Caldwell, L. (2007). Winnicott and the Psychoanalytic Tradition. London: Karnac.
Dias, E. O. (2011). Sobre a confiabilidade e outros estudos. São Paulo: DWW editorial.
Dias, E. O. (2012). A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW editorial.
Dias, E. O. & Loparic, Z. (Orgs.) (2012). Winnicott na Escola de São Paulo. São Paulo: DWW editorial.
Ferenczi, S. (1990). Diário Clínico. São Paulo: Martins Fontes.
Fordham, M. (1963). The Empirical Foundations and Theories of the Self in Jung's Work. Journal of Analytic Psychology, v. 8, 1-23.
Fordham, M. (1969). Children as Individuals. New York: G. P. Putnam ?s Sons.
Grotstein, J. S. (1992). Introdução. In Little, M. L. (1992). Ansiedades psicóticas e prevenção. Rio de Janeiro: Imago.
Jung, C. G. (1938). Wandlungen und Symbole der Libido. Leipzig: Franz Deuticke.
Jung, C. G. (1961). Erinnerungen, Träume, Gedanken. Olten: Walter.
Jung, C. G. (1963). Memories, Dreams, Reflexions. New York: Pantheon Books. (Tradução brasileira: Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006).
Jung, C. G. (1971/1972). Gesammelte Werke (GW). Olten: Walter.
Jung, C. G. (1995). Symbole der Wandlung. Düsseldorf: Walter.
King, P. e Steiner, R. (Orgs) (1991). The Freud-Klein Controversies 1941-1945. London: Routledge.
Kuhn, Th. S. (1970). The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: The University of Chicago Press. (Tradução brasileira: A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975).
Lacan, J. (1975). Le Seminaire, livro I. Paris: Seuil.
Lacan, J. (1994). Le Seminaire, livro IV. Paris: Seuil.
Little, M. I. (1992). Ansiedades psicóticas e prevenção. Rio de Janeiro: Imago.
Loparic, Z. (1985). As resistências à psicanálise. Cadernos de história e filosofia da ciência, n. 8, 29-49.
Loparic, Z. (1996). Winnicott: uma psicanálise não-edipiana. Percurso, n. 17, 41-47.
Loparic, Z. (2001). Esboço do paradigma winnicottiano. Cadernos de História e Filosofia das Ciências, 11(2), 7-58.
Loparic, Z. (2005). Elementos da teoria winnicottiana da sexualidade. Natureza humana, 7(2), 311-358.
Loparic, Z. (2007). Origem em Heidegger e Winnicott. Winnicott e-prints, série 2, 2(1).
Loparic, Z. (2012). From Freud to Winnicott: Aspects of a Paradigm Change. In Abram, J. (Org.), Donald Winnicott Today (pp. 113-156). London: Routledge.
Loparic, Z. (2013). O caso Jung. Winnicott e-prints, 7(2).
Mathers, D. (2002). Kara and Individuation. In Young-Eisenrath, P. & Dawson, T. (Orgs.), The Cambridge Companion to Jung (pp. 207-223). Cambridge: Cambridge University Press.
Miller, Melvin E. (2002). Zen and Psychotherapy In Young-Eisenrath, P. & Dawson, T. (Orgs.), The Cambridge Companion to Jung (pp. 81-92). Cambridge: Cambridge University Press.
Roudinesco, E. (1993). Jacques Lacan: esquisse d'une vie, histoire d'un systeme de pensée. Paris: Fayard.
Sedgwick, D. (2010). Winnicott ?s Dream: Some Reflections on D. W. Winnicott and C. G. Jung. Journal of Analytical Psychology, 53(4), 543-560.
Solomon, H. M. (1997). The Developmental School. In Young-Eisenrath, P. & Dawson, T. (Orgs.), The Cambridge Companion to Jung (pp. 119-140). Cambridge: Cambridge University Press.
Ulanov, A. (2002). Jung and Religion: the Opposing Self. In Young-Eisenrath, P. & Dawson, T. (Orgs.), The Cambridge Companion to Jung (pp. 296-313). Cambridge: Cambridge University Press.
Winnicott, D. W. (1958a). Through Paediatrics to Psycho-Analysis. London, Karnac Books. (Tradução brasileira: Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000).
Winnicott, D. W. (1965b). Maturational Processes and Facilitating Environment. London: Karnac Books. (Tradução brasileira: O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983).
Winnicott, D. W. (1971a). Playing and Reality. London: Penguin. (Tradução brasileira: O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975).
Winnicott, D. W. (1986b). Home is where we start from. London: Penguin. (Tradução brasileira: Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1989).
Winnicott, D. W. (1987a). Babies and their Mothers. London: Free Association Books. (Tradução brasileira: Os bebês suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 1988).
Winnicott, D. W. (1987b). The Spontaneous Gesture. Cambridge, Mass.: Harvard University Press. (Tradução brasileira: O gesto espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1990).
Winnicott, D. W. (1989a). Psychoanalytic Explorations. London, Karnac Books. (Tradução brasileira: Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994).
Winnicott, D. W. (1988). Human Nature. London: Free Association Books. (Tradução brasileira: Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990).
Winnicott, D. W. (1996a). Thinking about Children. London: Karnac Books. (Tradução brasileira: Pensando sobre crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997).