Winnicott e a constituição pessoal para a formação do homem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59539/1679-432X-v7n2-1225

Palavras-chave:

cuidado; educação; formação; amadurecimento; Winnicott.

Resumo

O artigo procura mostrar que Winnicott contribui com, pelo menos, dois sentidos para a educação: um diz respeito à formação do profissional que terá de lidar com problemas da natureza humana enquanto cuidador. A outra, refere-se a como cada pessoa pode chegar a ser um membro saudável da comunidade a qual ela pertence, podendo compartilhar e assumir responsabilidades com outras pessoas para a constituição de um ambiente suficientemente bom para se viver. Após ter mostrado esses dois aspectos na psicanálise de Winnicott, tratar-se-á do significado da constituição pessoal na teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott.

Referências

Dias, E. O. (2003). A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Rio de Janeiro: Imago.

Dias, E. O. (1998). A teoria das psicoses em D. W. Winnicott. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Aprendizagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Loparic, Z. (1995). Winnicott e o pensamento pós-metafísico. Revista Psicologia USP, 6(2).

Loparic, Z. (1997). Winnicott e Melanie Klein: conflito de paradigmas. In I. F. M. Catafesta. A clínica e a pesquisa no final do século. São Paulo: Lemos Editorial.

Santos, E. S. (2010). Winnicott e Heidegger: aproximações e distanciamentos. São Paulo: DWW Editorial/FAPESP.

Winnicott, D. W. (1986). The concept a Healthy individual. In D. W. Winnicott (1986/1986b), Home is where we start from. New York/London: W.W. Norton & Company. (Trabalho original publicado em 1971; respeitando-se a classificação de Hjulmand temos 1971g[1967]).

Winnicott, D. W. (1989). The fate of the transitional object. In D. W. Winnicott (1989/1989a), Psycho-analytic Exploration. Cambridge: Harvard University Press. (Trabalho original publicado em 1989; respeitando-se a classificação de Hjulmand temos 1989i[1969]).

Winnicott, D. W. (1996). A personal view of the kleinian contribution. In D. W. Winnicott (1996/1965b), The Maturational Process and the Facilitating Environment. Madison/Connecticut: International Universities Press. (Trabalho original publicado em 1965; respeitando-se a classificação de Hjulmand temos 1965a[1962a]).

Winnicott, D. W. (1999). Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1986; respeitando-se a classificação de Hjulmand temos 1986b).

Downloads

Publicado

2012-10-02

Edição

Seção

Artigos