A solidariedade intergeracional como fundamento da teoria do dano ambiental futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27n1-1092

Palavras-chave:

sociedade do risco; solidariedade intergeracional; dano ambiental futuro.

Resumo

A mudança do comportamento ético acerca da relação entre as pessoas e o meio ambiente natural é exigência do antropoceno. Uma ética ambiental centrada no antropocentrismo não atende à demanda da emergência climática, sendo imperioso que a solidariedade relacionada às questões ambientais seja intrageracional, intergeracional, e interespécies. Assim, é inaceitável a prática de degradação ambiental por ação humana, porque o dano ambiental compromete o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, cuja preservação cabe tanto ao Estado quanto à coletividade, e deve ser assegurado não só às presentes, mas também às futuras gerações. É a preservação que deve permear a proteção ambiental, e pela prevenção e pela precaução, atende-se às exigências do biocentrismo, ética ambiental que considera importantes todas as formas de vida na terra. Assim, o problema da pesquisa envolve, considerando o princípio da solidariedade concernente ao direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, qual sua relevância à teoria do dano ambiental futuro. Os objetivos são conceituar o princípio da solidariedade, definir dano ambiental e correlacioná-lo à sociedade do risco, como esforço para apontar sua relevância para a teoria do dano ambiental futuro. A metodologia é dialética e a técnica é bibliográfica. Os resultados apontam que, na sociedade do risco, as consequências de um dano ambiental protraem-se no tempo, não sendo suficiente a resolução da responsabilidade ambiental apenas pelo dano percebido objetivamente no momento de sua ocorrência, e a solidariedade intergeracional demanda evitar o dano ambiental no presente para a garantia do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado às futuras gerações.

Biografia do Autor

Sarah Francine Schreiner, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Professora do Curso de Direito da Universidade da Região de Joinville UNIVILLE campus São Bento do Sul. Coordenadora e pesquisadora do grupo de estudos do projeto de pesquisa POSSE, em execução na Univille campus São Bento do Sul - SC. Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUC/PR – bolsista CAPES). Doutoranda em Filosofia (PUC/PR).

Downloads

Publicado

2025-08-18

Como Citar

Schreiner, S. F. (2025). A solidariedade intergeracional como fundamento da teoria do dano ambiental futuro. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 27(1), 80–98. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27n1-1092

Edição

Seção

Dossiê V Colóquio Luso-Brasileiro de Ética e Filosofia Política – Caminhos da Justiça: Diálogos Contemporâneos