O poder como subjetividade: a tecnologia e as novas exigências da responsabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27n1-1095

Palavras-chave:

tecnologia; transumanismo; subjetividade; poder; responsabilidade.

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar como, para Hans Jonas, o poder se constituiu, na modernidade, como um elemento central da subjetividade humana, fato que se efetiva na caracterização da nossa como uma civilização tecnológica, principalmente no que diz respeito à pretensa reforma do ser humano, tal como ela se tornou o elemento central do projeto melhorista e transhumanista. A partir daí, demonstraremos como Jonas substitui o poder pela responsabilidade, para efetivá-la como elemento subjetivo central, quando associada à ideia de autenticidade da vida humana. Abordar as exigências éticas ligadas à responsabilidade presentes no avanço dos poderes tecnológicos, portanto, significa também levar em conta os seus impactos sobre os processos de subjetivação que, em última instância, estão ligados à própria ideia de uma “natureza” - ou “condição” - humana.

Biografia do Autor

Jelson R. de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professor do programa de pós-graduação em Filosofia da PUCPR; pesquisador do CNPq. O presente artigo é parte dos resultados do projeto “Dos direitos humanos aos direitos da natureza: as contribuições de Hans Jonas para a responsabilidade ecológica”, aprovado junto à Fundação Araucária (edital CP 19/2022 - Programa institucional de apoio à fixação de jovens doutores - 2a etapa”, protocolo no.  jdt2022271000013).

Grégori de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professor da PUCPR. Doutorando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em regime de cotutela na Universidade de Coimbra (UC) e período sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidade de Valladolid. Investigador do PRAXIS - Centro de Filosofia, Política e Cultura na Universidade da Beira Interior (Bolsa FCT). Mestre em Filosofia pela PUCPR. Especialista em Ética e Direitos Humanos pela Faculdade Vicentina (2021). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

Lucas Miguel Bugalski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Downloads

Publicado

2025-08-18

Como Citar

Oliveira, J. R. de, Souza, G. de, & Bugalski, L. M. (2025). O poder como subjetividade: a tecnologia e as novas exigências da responsabilidade. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 27(1), 1–13. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27n1-1095

Edição

Seção

Dossiê V Colóquio Luso-Brasileiro de Ética e Filosofia Política – Caminhos da Justiça: Diálogos Contemporâneos