Entre fatos e falhas: desafios da maternidade gemelar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial2-1136

Palavras-chave:

fato clínico; gêmeos; gravidez; maternidade; psicanálise; relação conjugal.

Resumo

A maternidade de gêmeos implica desafios extras desde a gestação, que é considerada de alto risco. O nascimento dos bebês implica angústias, temores e desafios vivenciados pela mãe provavelmente mais intensos do que aqueles que acometem as mães de bebês singulares – quando nasce um bebê por gestação. Tendo em vista que, na literatura psicanalítica contemporânea, ainda são encontrados pouco textos relativos ao atendimento psicoterápico a tais mulheres, foi desenvolvido o presente estudo com o objetivo de descrever e analisar os fatos clínicos vivenciados no atendimento psicoterápico a uma mãe de gêmeos. A análise dos fatos clínicos detectados possibilitou a reflexão sobre a sobrecarga vivenciada pela mãe em função das demandas simultâneas dos cogêmeos e as implicações no relacionamento conjugal.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela USP. Docente do departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

André Luiz Santos Batista, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Psicólogo, Bolsista de Iniciação Científica, Fundação Araucária (2023-2024)

Mariana Elise Santa Rosa, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Psicóloga. Mestranda do PPGPSI/UEL. Docente do Centro Universitário Filadélfia de Londrina.

Sabrina de Souza, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2025-10-24

Como Citar

Reis, M. E. B. T. dos, Batista, A. L. S., Rosa, M. E. S., & Souza, S. de. (2025). Entre fatos e falhas: desafios da maternidade gemelar. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 27(especial2), 17–40. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial2-1136