Os objetos voz e olhar na devastação em A voz humana, de Pedro Almodóvar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial2-1138

Palavras-chave:

objeto a; voz; olhar; devastação; gozo nãotodo.

Resumo

O artigo aborda os conceitos dos objetos voz e olhar na psicanálise, explorando as contribuições de Lacan em diálogo com o conceito de objeto transicional de Winnicott, a partir do filme A voz humana, de Pedro Almodóvar. Explorando a concepção de objeto a, em especial a voz como objeto pulsional inaugural, o texto articula a dimensão do gozo ao registro da alteridade estrutural, problematizando a falência das construções fantasmáticas diante do real do trauma amoroso. A relação entre voz e olhar é analisada e seus componentes são situados como elementos que transcendem os registros simbólico e imaginário, evocando a tensão entre a posição de sujeito e a alienação ao objeto caído. Na protagonista, evidencia-se o percurso da devastação à reconfiguração subjetiva, mediada por um objeto transicional, conforme a formulação winnicottiana. Pretende-se, assim, oferecer uma leitura crítica das formas contemporâneas de subjetivação, amor e gênero, apontando o entrelaçamento entre pulsão de morte, fantasia e gozo nãotodo.

Biografia do Autor

Heloisa Caldas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Psicanalista, doutora em Psicologia (UFRJ), professora associada do Programa de Pós-graduação em Psicanálise (PGPSA) e do Departamento de Psicanálise (DPSA) do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), (AME) Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).

Downloads

Publicado

2025-10-24

Como Citar

Caldas, H. (2025). Os objetos voz e olhar na devastação em A voz humana, de Pedro Almodóvar. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 27(especial2), 62–70. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial2-1138