A clínica da urgência em suas diversas manifestações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial2-1146

Palavras-chave:

clínica da urgência; hospital; psicanálise.

Resumo

A compreensão do conceito “Clínica da Urgência” implica o reconhecimento da Urgência em sua dimensão orgânica ou subjetiva, como que se bifurcando em diversas manifestações: 1) Urgência propriamente dita; 2) Urgência orgânica-generalizada; 3) Instalação da urgência; 4) Urgência subjetiva; 5) Urgência na neurose; 6) Urgência na psicose; 7) Urgências e suas conclusões. O objetivo deste artigo é apresentar as variadas expressões da concepção de Urgência, tendo em conta o dispositivo Clínica da Urgência. Durante a presente produção, construímos reflexões baseadas nas múltiplas manifestações de Urgência na experiência dos sujeitos em relação às suas angústias, demandas e desejos. Portanto, expusemos vinhetas clínicas de casos que atendemos e que se entrelaçam às teorizações. Acrescentamos que isso está ligado ao estilo subjetivo de cada ser humano em sua vinculação com o mundo, logo, representa a sua singularidade no contato com os outros que o circundam.

Biografia do Autor

Maico Fernando Costa, Universidade de São Paulo (USP)

Psicanalista. Analista praticante pela associação Analyse Pratique Psycho-Sociale com sede em Paris/França. Pós-Doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP. Coordenador do Centro de Humanização da FMUSP.

Deborah Lima Klajnman, Faculdade Sírio-Libanês

Psicanalista. Pós-Doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora no curso de Psicologia da Faculdade Sírio-Libanês. Membro do corpo colegiado de São Paulo, da Escola de Psicanálise Corpo Freudiano.

Downloads

Publicado

2025-10-24

Como Citar

Costa, M. F., & Klajnman, D. L. (2025). A clínica da urgência em suas diversas manifestações. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 27(especial2), 177–195. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial2-1146