A dicotomia da natureza humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial2-1147

Palavras-chave:

dualista; dissociação; uno; integração; síntese.

Resumo

Trata-se de um ensaio psicanalítico-científico pondo a dicotomia como uma questão distinta da dissociação, enquanto estrutura de natureza mental. O autor utiliza de exemplos do cotidiano para dar foco ao modelo dicotômico do funcionamento mental, como algo ubíquo. Aponta a concepção dualista de Freud na conceituação dos preceitos psicanalíticos em face seu raciocínio cognitivo básico. Assim como faz analogia da dicotomia com experiências sobre o corpo de possuir dois braços, duas pernas, dois pulmões, duas partes cerebrais. Evoca os autores Piera Aulagnier, Elizabeth Howell e Ronald Fairbairn para repassar conceitos de dissociação e por Luis Cabré quanto aos conceitos de Spaltung de Freud e de Splitting de Ferenczi. Ao final, busca consubstanciar com novos exemplos a necessidade humana permanente de reintegração consigo mesmo, representando a vívida movimentação da profunda experiência da dicotomia interior da natureza humana.

Biografia do Autor

Ronaldo Victer, Instituto de Ensino da Psicanálise da SPRJ (Rio de Janeiro)

Médico, psicanalista-didata da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro, em atividade na cidade de Niterói (RJ), Coordenador de Seminários do Instituto de Ensino da Psicanálise da SPRJ (Rio de Janeiro), Professor Aposentado de Psiquiatria da Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ). Os últimos artigos de sua autoria publicados foram “Masculino: revelação” (Ideograf,2024), “Feminino pela experiência do enigma da vagina” (RBP,2020). 

Downloads

Publicado

2025-10-24

Como Citar

Victer, R. (2025). A dicotomia da natureza humana . Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 27(especial2), 196–208. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v27nespecial2-1147