O conceito de falso self no campo educacional: sobre as dificuldades de encontrar a "si-mesmo" no processo educativo
DOI:
https://doi.org/10.59539/2175-2834-v22n2-467Palavras-chave:
infância; falso self; escola; aprendizagem; Winnicott.Resumo
Este artigo parte da interrogação da capacidade da escola oferecer a possibilidade da criança ser ela própria, em sua verdadeira essência (existencial e subjetiva), durante o processo educativo. Para tanto, far-se-á uso do conceito de Winnicott de falso self, a fim de desdobrar o problema proposto. Descreve, primeiramente, a definição de falso self sob a perspectiva winnicottiana. Após isso, para enriquecer o debate, será tomado como ponto de partida, o conto de Rubem Alves (2010) intitulado “Pinóquio às avessas”. Por fim, sugere-se uma aproximação da moral da história com a ideia de Winnicott sobre o desenvolvimento saudável da personalidade do ser humano, que tem como princípio, a capacidade de vir a ser, e viver as experiências de modo significativo (e apropriado).Downloads
Publicado
2020-12-31 — Atualizado em 2025-05-27
Como Citar
Almeida, A. P. de, & Checchia, A. K. A. (2025). O conceito de falso self no campo educacional: sobre as dificuldades de encontrar a "si-mesmo" no processo educativo. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 22(2), 204–218. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v22n2-467