Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-08-05. Leia a versão mais recente.

Ser humano qua modos de des-velamento

Autores

  • João Cardoso de Castro UFRJ
  • Murilo Cardoso de Castro UFRJ

Resumo

Os modos de desvelamento são aspectos modais do ser humano. São suas facetas, enquanto ser-aí, na abertura de sua estrutura fundamental, ser-em-o-mundo, iluminando a clareira do Aí, em que si-mesmo, mim-mesmo, entes intramundanos e entes outros comparecem ou vêm de encontro em modos-de-ser distintos. A ênfase no “humano” em detrimento do ser reduz a expressão ser humano ao escândalo de um ente humano. Ao mesmo tempo, inverte a hierarquia lógica dos modos de desvelamento, privilegiando quase exclusivamente a techne e a episteme, o que Heidegger denunciou como o imperialismo do “pensamento calculativo” sem lugar para o “pensamento meditativo”.

Biografia do Autor

João Cardoso de Castro, UFRJ

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (FIOCRUZ/UFRJ/UERJ/UFF), possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ (2009). Atualmente é professor de Filosofia dos cursos de graduação.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Versões

Como Citar

de Castro, J. C., & Cardoso de Castro, M. . (2021). Ser humano qua modos de des-velamento. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 23(1), 83–97. Recuperado de https://revistas.dwwe.com.br:443/index.php/NH/article/view/493