Da perícia argumentativa de Freud: dossiê em comemoração aos 100 anos de publicação das Conferências introdutórias à psicanálise

Authors

  • Caroline Vasconcelos Ribeiro É professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), pós-doutoranda em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana e do grupo de trabalho de filosofia da psicanálise da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) e organizadora deste dossiê.
  • Suely Aires É professora de teoria e clínica psicanalítica na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), doutora em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro do grupo de trabalho de filosofia da psicanálise da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), fundadora do Centro de Pesquisa Outrarte (IEL/Unicamp) e organizadora deste dossiê

Abstract

O presente artigo tem um duplo objetivo: de um lado, se propõe a indicar a perícia da argumentação freudiana nas Conferências introdutórias à Psicanálise e, de outro, apresenta um comentário sobre o texto de cada autor que publica no dossiê em comemoração aos 100 anos de publicação das conferências. Originalmente proferidas no inverno dos anos de 1916 e de 1917, as conferências tem como objetivo introduzir a psicanálise para um público composto de médicos e leigos, fazendo parte da estratégia freudiana para divulgação da psicanálise.  Dada a importância dasConferências introdutórias à Psicanálise para a transmissão do saber psicanalítico, a Revista Natureza Humanaapresenta um dossiê em comemoração aos 100 anos de sua publicação

References

Freud, S. (2014). Conferências introdutórias à psicanálise (1916-1917) (S. Tellaroli, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.

Published

2016-12-07

How to Cite

Ribeiro, C. V., & Aires, S. (2016). Da perícia argumentativa de Freud: dossiê em comemoração aos 100 anos de publicação das Conferências introdutórias à psicanálise. Human Nature - International Philosophy and Psychology Review, 18(2). Retrieved from https://revistas.dwwe.com.br:443/index.php/NH/article/view/229

Issue

Section

Dossiê