O conceito de falso self no campo educacional
sobre as dificuldades de encontrar a "si-mesmo" no processo educativo
Abstract
Este artigo parte da interrogação da capacidade da escola oferecer a possibilidade da criança ser ela própria, em sua verdadeira essência (existencial e subjetiva), durante o processo educativo. Para tanto, far-se-á uso do conceito de Winnicott de falso self, a fim de desdobrar o problema proposto. Descreve, primeiramente, a definição de falso self sob a perspectiva winnicottiana. Após isso, para enriquecer o debate, será tomado como ponto de partida, o conto de Rubem Alves (2010) intitulado “Pinóquio às avessas”. Por fim, sugere-se uma aproximação da moral da história com a ideia de Winnicott sobre o desenvolvimento saudável da personalidade do ser humano, que tem como princípio, a capacidade de vir a ser, e viver as experiências de modo significativo (e apropriado).Downloads
Published
2020-12-31 — Updated on 2020-12-31
Versions
- 2020-12-31 (6)
- 2021-01-01 (2)
- 2020-12-31 (1)
How to Cite
Almeida, A. P. de, & Amorim Checchia, A. K. . (2020). O conceito de falso self no campo educacional: sobre as dificuldades de encontrar a "si-mesmo" no processo educativo. Human Nature - International Philosophy and Psychology Review, 22(2), 15. Retrieved from https://revistas.dwwe.com.br:443/index.php/NH/article/view/467