Arte em Merleau-Ponty

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59539/2175-2834-v7n1-854

Palabras clave:

Merleau-Ponty; arte; pintura; ontologia; ser bruto.

Resumen

O tema da visão percorreu a obra de Merleau-Ponty. Desde o princípio, tratou-se de investigar o fenômeno da percepção, e nele descobrir o germe ou a presença de um sentido que a tradição intelectualista sempre tributou a uma operação do pensamento, considerando a sensibilidade apenas ocasião para seu exercício ou índice de realidade. Inscrito inicialmente nos quadros da filosofia da existência (Fenomenologia da percepção), o tema encaminha-se, posteriormente, para uma ontologia do Ser bruto. O objetivo deste trabalho é apresentar as reflexões estéticas de Merleau-Ponty que marcam essa passagem, e que representam o encontro da sua filosofia com a pintura na tarefa da expressão de uma ontologia.

Publicado

2024-10-02 — Actualizado el 2005-10-02

Cómo citar

Furlan, R., & Rozestraten, A. S. (2005). Arte em Merleau-Ponty. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 7(1), 59–93. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v7n1-854