Projeto do Dicionário Winnicott

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/2175-2834-v16n2-94

Palabras clave:

Winnicott Dictionary; Winnicottian revolution; Winnicottian paradigm; Brazilian Society for Winnicottian Psychoanalysis; São Paulo Winnicottian School.

Resumen

Não raramente as contribuições de Winnicott à psicanálise são consideradas uma simples extensão da psicanálise freudiana, ampliada por M. Klein. Essa visão sobre Winnicott foi contestada, há bastante tempo, por vários pesquisadores. Já nos anos 1950, Masud Khan sustentou a tese de que Winnicott introduziu mudanças revolucionárias no pensamento analítico e na prática contemporâneos. O fato de Winnicott ter operado mudanças revolucionárias, criando um novo “paradigma” ou uma nova “matriz” na psicanálise, foi reconhecido, a partir dos anos 1980, com mais força ainda, embora nem sempre com a referência explícita a Kuhn. No Brasil, pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa em Filosofia e Práticas Psicoterápicas (Unicamp) levaram em conta, de maneira sistemática e articulada, todos os elementos da teoria kuhniana dos paradigmas e das revoluções científicas, devidamente adaptadas ao caso da psicanálise. O presente Projeto parte da constatação de que não é mais necessário debater se uma revolução na psicanálise estava em pauta para Winnicott, nem mesmo se ele deu passos nessa direção, visto que isso já está suficientemente provado. É preciso estudar melhor os motivos da sua pesquisa revolucionária e os resultados alcançados. Para esse propósito, o presente Projeto do Dicionário Winnicott – que se propõe a reconstruir, de forma exaustiva e conceitualmente articulada, o léxico do paradigma winnicottiano – espera trazer uma contribuição decisiva.

Publicado

2014-12-01 — Actualizado el 2014-12-01

Cómo citar

Loparic, Z. (2014). Projeto do Dicionário Winnicott. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 16(2), 1–15. https://doi.org/10.17648/2175-2834-v16n2-94

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >>