Pensamento crítico e crítica lacaniana: saber e mal-estar

Autores/as

  • Marcos José Müller-Granzotto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.59539/2175-2834-v8nespecial2-1065

Palabras clave:

Descartes; Lacan; discurso do mestre; discurso do analista; pensamento crítico.

Resumen

O presente artigo discute em que sentido, para Lacan, odiscurso do analista renova a "questão do saber", tal como ela foi proposta pela tradição filosófica, nos termos de um discurso que Lacan denominou "discurso do mestre". Diferentemente da tradição filosófica, que se desvia do "mal-estar" advindo da finitude da tarefa do saber, o analista eleva o "mal-estar" à condição de crítica do saber.

Publicado

2006-12-12 — Actualizado el 2006-05-17

Cómo citar

Müller-Granzotto, M. J. (2006). Pensamento crítico e crítica lacaniana: saber e mal-estar. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 8(especial2), 335–340. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v8nespecial2-1065