A vida de Marilyn Monroe a partir da teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott

Autores

  • Renata Lisboa Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Kátia Hoffman de Abreu Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre (ITIPOA)
  • Ivanosca Inês Martini Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre (ITIPOA)

DOI:

https://doi.org/10.59539/1679-432X-v10n1-113

Palavras-chave:

psicanálise; amadurecimento pessoal; ambiente; Winnicott; Marilyn Monroe.

Resumo

Este trabalho propõe pensar a vida de Marilyn Monroe a partir da teoria do amadurecimento pessoal proposta por D. W. Winnicott. Com base em uma pesquisa teórica de cunho bibliográfico, percorreu-se um eixo de leituras no grupo de estudos do Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre (ITIPOA). Escolheu-se conhecer a história da atriz, tendo como sustentação teórica e clínica as ideias que o psicanalista inglês teceu acerca do desenvolvimento inicial e do manejo no setting. Direcionamos nosso pensar para o ambiente e as primeiras relações, com o objetivo de alargar a compreensão sobre como se resgata o fio perdido de continuar a ser. Concluímos que, assim como Marilyn Monroe, lidamos na clínica contemporânea com pessoas muito fragilizadas e que necessitam de um olhar e de uma escuta que lhes propiciem descobrir que é possível viver criativamente. Acrescenta-se a isso a relevância de se desenvolver estudos como este, que contribuem para a transmissão da clínica e do pensamento de Winnicott.

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Publicado

2015-12-30 — Atualizado em 2015-12-30

Edição

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Artigos