A teoria do amadurecimento pessoal de D. W. Winnicott e a fisioterapia

Autores/as

  • Maria Emília Mendonça Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

DOI:

https://doi.org/10.59539/1679-432X-v3n1/2-1195

Palabras clave:

teoria do amadurecimento; fisioterapia; personalização; parceria psique-soma.

Resumen

Este artigo propõe uma interlocução entre a atividade do fisioterapeuta e alguns elementos da teoria de D. W. Winnicott, em especial, sua concepção da parceria psique-soma na saúde. São apresentados os primeiros estágios do amadurecimento pessoal, conforme sugerido por Winnicott em seu artigo Fisioterapia e relações humanas (1969), como uma perspectiva para se pensar os cuidados somáticos. Um breve panorama da prática e da formação do fisioterapeuta mostra seus impasses e questionamentos, entre eles os decorrentes das dificuldades de relacionamento do paciente com o próprio corpo, que podem acarretar estagnação ou abandono do tratamento, recidiva dos sintomas, atitude defensiva e/ou agressiva, surgimento de estados regredidos e depressivos, entre outros. Tais problemas exigem do fisioterapeuta determinados conhecimentos, geralmente não contemplados em sua formação acadêmica, que o instrumentalizem para compreender e tolerar estes aspectos, o que justificaria a busca de subsídios na psicanálise winnicottiana.

Citas

Almeida, M. A. Educação médica e saúde: possibilidades de mudança. Londrina: Editora UEL-ABEM, 1999.

Dias, E. O. A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Rio de Janeiro: Imago 2003.

Dolto, Boris. Le corps entre les mains. Paris: Hermann. 1976.

Entralgo, P. L. Ciência, técnica y medicina. Madrid: Alianza Editorial, 1986.

Gillard, J. P. O médico do futuro: para uma nova lógica médica. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

Loparic, Z. O ‘animal humano’. Natureza humana, local de publicação. v. 2, n. 2, pp. 351-97, 2000.

Loparic, Z. Esboço do paradigma winnicottiano. Cadernos de história e filosofia da ciência. Campinas – CLE – Unicamp, série 3, v. 11, n. 2. 2001.

Mendonça, M. E. Ginástica Holística: história e desenvolvimento de um método de cuidados corporais. São Paulo: Summus 2000.

Mendonça, M. E. A psicomotricidade e a educação somática à luz da psicanálise winnicottiana. 2007. Tese de doutorado em Psicologia Clínica – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, 2007.

Siqueira, J. E. Ética e tecnociência: uma abordagem segundo o princípio da responsabilidade de Hans Jonas. Londrina: Editora UEL, 1998.

ZAR, Samira Cássia. Do soma ao corpo vivo – revisitando a clínica fisioterápica e acolhendo o corpo humano. Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, PUCSP (2008).

ZAR, Samira Cássia. A arte perdida de cuidar. Bioética 10 (2):89-106, 2002.

Winnicott, Donald W. (1945d). Desenvolvimento emocional primitivo. In Winnicott 1958a, Da pediatria à psicanálise: textos selecionados. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

Winnicott, Donald W. (1954a). A mente e sua relação com o psique-soma. In Winnicott 1958a, Da pediatria à psicanálise: textos selecionados. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

Winnicott, Donald W. (1958f). Memórias do nascimento, trauma do nascimento e ansiedade. In Winnicott 1958a, Da pediatria à psicanálise: textos selecionados. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

Winnicott, Donald W. (1958j). O primeiro ano de vida: uma nova visão sobre o desenvolvimento emocional. In Winnicott 1965a. A família e o desenvolvimento do indivíduo. Belo Horizonte: Interlivros, 1980.

Winnicott, Donald W. (1965b). O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

Winnicott, Donald W. (1966d). O distúrbio psicossomático, in Winnicott 1989a, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

Winnicott, Donald W. (1967c). O papel do espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil, in Winnicott 1971a, O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Winnicott, Donald W. (1969g). Fisioterapia e relações humanas, in Winnicott 1989a, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

Winnicott, Donald W. (1971d). As bases para o si-mesmo no corpo, in Winnicott 1989a, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

Winnicott, Donald W. (1971vc). “Introdução” à parte um de Winnicott 1971b. Consultas Terapêuticas em Psiquiatria Infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1984.

Winnicott, Donald W. (1988) Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

Winnicott, Donald W. 1986b: Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Publicado

2008-10-02 — Actualizado el 2008-10-02

Número

Sección

Artigos