Nota acerca da causalidade em Hume

Autores

  • Carlos Jacinto Motta PUC-SP

Resumo

David Hume é bastante conhecido nos círculos filosóficos em razão dos resultados céticos que sua filosofia apresenta na obra A Treatise of Human Nature. Sua mais contundente contribuição à história da filosofia diz respeito à demolição da velha crença de que a ideia de causalidade era inata a nós e funcionava como fundamento para as inferências acerca da existência e do comportamento dos diversos seres que compõem o universo. Muitos pensadores de renome viram esta crítica humeana como um impedimento para toda e qualquer tentativa de construção de conhecimento científico racionalmente fundamentado. A razão para tamanho pessimismo reside no fato de que há um certo consenso entre os epistemólogos acerca do impacto das deias de Hume sobre o ideal de racionalidade esperado nas ciências. Seu ceticismo havia transformado de uma vez por todas a certeza dos conhecimentos logicamente necessários em mera crença psicológica injustificada. Como segundo Hume o que quer que conheçamos, ou melhor, todo e qualquer conteúdo de nosso entendimento, deve ter sua origem comprovada na experiência ou deverá ser declarado falso, e sabendo que nada na experiência é capaz de nos informar acerca das relações causais entre dois objetos ou eventos, o resultado a que somos levados é que a ideia de causalidade é falsa, uma mera ficção de nosso entendimento. Mas, a ideia de inferência causal, ou causação, é verdadeira e solidamente estabelecida por meio da experiência, hábito e conjunção constante. 

Biografia do Autor

Carlos Jacinto Motta, PUC-SP

Professor de Filosofia na PUC-SP

Referências

HUME, David (2001). Tratado da natureza humana. (Tradução de Déborah Danowski) São Paulo: Editora UNESP e Imprensa Oficial do Estado.

________. (2002) A Treatise of Human Nature. Oxford: Oxford University Press.

________. (1999) An Enquiry concerning Human Understanding Treatise. Oxford: Oxford University Press.

________. (1995) Resumo de um Tratado da Natureza Humana. Porto Alegre: Edições Paraula, ed. Bilíngüe,

Downloads

Publicado

2013-07-02

Como Citar

Motta, C. J. (2013). Nota acerca da causalidade em Hume. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 15(1). Recuperado de https://revistas.dwwe.com.br/index.php/NH/article/view/138

Edição

Seção

Notas e Comentários