Do ato de ver ao olhar que se mostra: observações psicanalíticas e filosóficas da obra de arte

Autores

  • Amauri Carboni Bitencourt Doutor em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Neste estudo pretendemos explorar a esquize do olho e do olhar na pintura a partir daleitura lacaniana de O visível e o invisível, de Merleau-Ponty. Se, de um lado, o ato de ver apreendeos objetos do mundo cultural e os ultrapassa, de outro, há o olhar como aquilo que se mostra aoobservador, desorganizando seu campo perceptivo. Esse olhar de fora, que nos percebe e nosarrebata, é concebido por Lacan como o registro do Real e descrito por Merleau-Ponty como o“olhar estrangeiro”. Qual outrem, esse “olhar estrangeiro” vem surpreender o pintor (e oespectador), brotando do fundo do horizonte invisível, inesgotável, e inscreve-se continuamente,produzindo desejos e incitando o artista a elaborar novas criações. Nesse sentido, este trabalhotem por objetivo investigar a leitura que Lacan fez de Merleau-Ponty no Seminário XI acerca doolhar como estranhamento a partir de O visível e o invisível, bem como suas implicações na“visibilidade anônima” que habita a obra de arte.

Referências

Baudelaire, C. (2004). Salão de 1859. In J. Lichtenstein (Org.), Da imitação à expressão (A. P. Danesi, Trad.). São Paulo: Editora 34.

Becket, W. (2002). História da pintura (M. Vilela, Trad.). São Paulo: Ática.

Berger, J. (1999). Modos de ver (L. Olinto, Trad.). Rio de Janeiro: Rocco.

Bitencourt, A. C. (2014). Olhar e passividade na pintura segundo Merleau-Ponty. Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Breton, A. (1999). Surrealismo e pintura. In H. B. Chipp (Org.), Teorias da arte moderna (A. P. Danesi, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.

Chilvers, I. (2001). Dicionário Oxford de arte (M. B. Cipolla, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.

Coli, J. (1988). O que é arte. São Paulo: Brasiliense.

Deportail, G-F. (2008). Les institutions du monde de la vie: tome 1, Merleau Ponty et Lacan. Paris: Jérôme Millon.

Guimarães, D. M (2001). O olhar é o avesso da consciência. In O. Cesarotto (Org.), Ideias de Lacan. São Paulo: Iluminuras.

Kandinski, W. (1999). A arte concreta. In H. B. Chipp (Org.), Teorias da arte moderna (A. P. Danesi & M. Stahel, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.

Lacan, J. (2008). O seminário, livro XI: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (M. D. Magno, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar.

Masson, A. (1999). Uma crise no imaginário. In H. B. Chipp (Org.), Teorias da arte Moderna (A. P. Danesi, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.

Merleau-Ponty, M. (1996). Fenomenologia da percepção (C. A. R. Moura, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.

Merleau-Ponty, M. (2003). O visível e o invisível (J. A. Gianotti & A. M. d’Oliveira, Trad.). São Paulo: Perspectiva.

Merleau-Ponty, M. (2004). A dúvida de Cézanne. In M. Merleau-Ponty, O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify.

Müller-Granzotto, M. J. (2008). Comportamento, expressão e subjetividade: Merleau Ponty e a psicanálise. In M. E. G. L. Valverde (Org.), Merleau-Ponty em Salvador. Salvador: Arcádia.

Müller-Granzotto, M. J. (2012). Esquize e pulsão: o olhar segundo Merleau-Ponty. In I.C. Oliveira (Org.), Merleau-Ponty em João Pessoa. João Pessoa: UFPB.

Quinet, A. (2002). Um olhar a mais: ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. 111

Rivera, T. (2005). Arte e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar.

Rodin, A. (2015). A arte (P. A. Coelho). São Paulo: Intermezzo/Imaginário.

Safatle, V. (2009). Lacan. São Paulo: Publifolha.

Shepherdson, C. (2007). Uma libra de carne: a leitura lacaniana d’O visível e o invisível. Discurso, 36.

Silva, M. A. L. H. (2009). O des-curso cínico: a poética de Glauco Mattoso. Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Wolf, N. (2005). Holbein – o moço (M. Theriaga, Trad.). Lisboa: Taschen..

Downloads

Publicado

2015-12-07

Como Citar

Bitencourt, A. C. (2015). Do ato de ver ao olhar que se mostra: observações psicanalíticas e filosóficas da obra de arte. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 17(2). Recuperado de https://revistas.dwwe.com.br/index.php/NH/article/view/215

Edição

Seção

Artigos