v. 10, n. 1 (2015)

A Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana ao disponibilizar no formato eletrônico a 10ª. edição da Winnicott e-prints objetiva desenvolver e divulgar as pesquisas em torno à psicanálise, em especial, à psicanálise winnicottiana, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Apresenta, além de artigos inéditos e uma resenha de Elsa Dias, o prefácio da obra The Piggle, de D. W. Winnicott, traduzido para o chinês, pelo psicanalista Zhao Chengzhi que ora apresentamos.

A história do desenvolvimento do movimento psicanalítico pode ser contada por   meio de encontros e desencontros entre os teóricos e clínicos que se intitulavam detentores e/ou defensores do conhecimento psicanalítico. Os encontros garantiam a formação de grupos de estudos, aprofundamentos teóricos e clínicos que conduziriam a novas compreensões e novas interpretações do sentido de ser pessoa e de suas relações.   Por sua vez, os desencontros -  que nada mais eram do que encontros de “dissidentes” - também promoviam resultados semelhantes: muito estudo, muita discussão, desconstrução e construção de novas ideias.  Dos encontros e desencontros originaram-se as escolas de psicanálise, hoje reconhecidas e aceitas pela comunidade psicanalítica.

O tempo passa, e passados mais de um século desde a publicação de “A interpretação dos Sonhos”, de S. Freud, a revista Winnicott e-prints tem a honra de publicar o prefácio do livro Piggle, de D.W.Winnicott, que em 2014 foi traduzido para o chinês pelo psiquiatra e psicanalista Dr. Zhao Chengzhi, comentador e tradutor da obra de Winnicott para o chinês.

 Importante destacar que a relevância desse artigo também está no fato de que ele se converte em um documento histórico, que conta o acontecimento de mais um encontro na psicanálise. Este último, acontecido entre o Dr. Zhao Chengzhi e a psicanalista Elsa Oliveira Dias e o filósofo Zeljko Loparic, ambos fundadores da Escola Winnicottiana de São Paulo. Desse encontro, surgiu Sino-Brazilian International Trainning Program on Winnicott`s Psychoanalysis.

A leitura desse texto dará mais detalhes aos seus leitores!

Os editores

Sumário

Artigos

A temporalidade de um espaço temporal transicional e sua vivência para o adolescente em grupos de orientação profissional PDF
Rosemarie Elizabeth Schimidt Almeida
O caso B e o conceito winnicottiano de objeto subjetivo PDF
Ricardo Muratori
Temos a arte para não morrer perante a verdade (ou simplesmente Luiza) PDF
Joaquim Alberto Jorge
Entre versos e rimas: uma reflexão sobre a criatividade no RAP PDF
Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva, Yvonise Fernandes da Motta
A vida de Marilyn Monroe a partir da teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott PDF
Renata Lisboa Machado, Kátia Hoffman de Abreu, Ivanosca Inês Martini
Transtornos psicossomáticos e o brincar: um caso clássico PDF
Tânia Corrallo Hammoud

Resenhas

Claudia Dias Rosa, 2014: E o pai? Uma abordagem winnicottiana. São Paulo: DWW editorial, 336p. PDF
Elsa Oliveira Dias

Documentos

The Piggle: An account of Psychoanalytic Treatment of a Little Girl - The Translator’s Word PDF
Zhao Chengzhi