Para além do consultório: as consultas terapêuticas de Winnicott no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59539/2175-2834-v25n1-597

Resumo

Pretende-se, nesse artigo, promover um diálogo entre a prática psicanalítica winnicottiana conhecida como “consultas terapêuticas” e o contexto escolar atual, de modo abrangente. Para tanto, toma-se como referência alguns textos importantes de Winnicott que abordam essa modalidade de psicoterapia. Além disso, salienta-se a importância histórica, dinâmica e epistemológica desse estilo clínico, na intenção de pensá-lo para além dos limites demarcados pelos muros dos consultórios particulares, considerando, especialmente, um cenário de vulnerabilidade social e carência de recursos.

Biografia do Autor

Alexandre Patricio de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Departamento de Psicologia Clínica da PUC-SP. Área: Psicologia Clínica. Subárea: Psicanálise. Psicanalista, mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Professor titular da UNIFEV, no curso de Pós-Gradução em Psicanálise Clínica: O Sujeito Contemporâneo. Autor de diversos livros e artigos. Atualmente, realiza um pós-doutorado na PUC-SP, trabalhando com a comparação de diferentes linhagens psicanalíticas e sua relação com a psicopatologia.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Almeida, A. P. de. (2023). Para além do consultório: as consultas terapêuticas de Winnicott no contexto escolar. Natureza Humana - Revista Internacional De Filosofia E Psicanálise, 25(1), 32–47. https://doi.org/10.59539/2175-2834-v25n1-597